Depoimentos

Confira 10 depoimentos que resumem a incrível experiência no FIFOLC

Es un placer cobijar otro año al Festival Internacional de Danzas de CEARA porque es un punto de encuentro entre todos los paises que se comunican a travez de su cultura, que marca la idiosincracia de sus tierras, costumbres, credos y etnias.

Pensamos que la Danza es la expresion maxima del ser humano para trasparentar su integridad y de esa forma cominicarse con el otro de una forma saludable, completa y amigable.

El Festival Internacional de CEARA se caracteriza por la alegria de los habitantes, el sentido musical, la maestria de los participantes por su raza, naturaleza y belleza visceral que nos deja a los extranjeros extasiados y maravillados por la belleza amazonica interpretada por los nativos, asi como los caribeños , hasta el Maracatu que marca su ritmo al son del latido de la tierra.

Les deseo un exito total este festival 2013 con la presencia del Maestro erudito Miembro de CID UNESCO 12055 quien va en mi representación Sergio Rodriguez Araneda.

Un fuerte abrazo a todos.

Con cariño,
Bárbara Thompson Viú

Bárbara Thompson Bárbara Thompson Delegada CID UNESCO na Argentina

A Comissão Nacional de Folclore – CNF, não olvidou em aceitar convite da organização desse importante Festival, como também apoiar pela significativa importância que representa para o Brasil e o mundo. Vivendo um novo momento em sua história a Comissão Nacional de folclore, fará o possível para colaborar e participar em eventos como esse, que apesar de está no segundo ano, mostra que veio para ficar.

O mais importante em tudo isto é entender que mesmo vivendo um mundo interplanetário, uma realidade que não podemos fugir, precisamos preservar nossa identidade cultural, este sentido de pertencer que as pessoas trazem seja de qualquer país no mundo, enquanto seres simbólicos que são.  Esse ser de algum lugar, pertencente a algum grupo, com afinidade, com algo que representa como seu.

O folclore recupera atualmente no Brasil, seu prestígio como ciência do povo, e deve fazer conexões novas, que valorizem os nossos repertórios em qualquer contexto seja nacional ou internacional. O folclore combina com turismo, alimentando no trade, o fluxo de turistas consumindo a renda cultural popular brasileira, na diversidade dos cenários, combina com Educação e, por meio desse entrelaçamento, é possível ampliar conceitos com novos olhares, e levá-los ao campo da vida sociocultural.

Parabenizo à Organização do Evento, que insere esses fatos novos, sem ruptura com o passado, mas, que constrói e renova sobre esse passado presente, com essa festa de passos, brilhos, cores, ritmos e alegria, que contagia Fortaleza, o Brasil e o mundo.

Prof. Severino Vicente Prof. Severino Vicente Presidente da Comissão Nacional de Folclore do Brasil

A Comissão Cearense do Folclore através do seu presidente  Walden Luiz deseja ao II Festival  Internacional de Folclore do Ceará  muito sucesso.

Já é notório a importância desse evento que tão bem faz a nossa terra natal.

O Ceará sempre soube acolher idéias empreendedoras criativas e necessárias para que nossas vidas se encham de cultura. O festival trama para esse fim. Ele consegue aglutinar economia criativa com cultura no mês da consciência negra. O festival, ao meu olhar, veio ajudar a preservar e manter acesa a cultura popular no Ceará. Ele fomenta o comércio, o turismo e os serviços na cidade de Fortaleza. O  II Festival  Internacional de Folclore do Ceará  já se formata com uma identidade cultural própria e singular, por vários aspectos, porém os mais percebidos e importantes para o crescimento do folclore brasileiro é a troca de saberes entre os grupos, o festival consegue intercambiar esse saber cultural e assim transformar nosso estado como  uma referência da cultura popular. Todos estamos de parabéns. Mas em especial aos idealizadores e idealizadoras desse evento que alimenta de cultura todos nós. Meu muito obrigado.

Walden Luiz Walden Luiz Presidente da Comissão Cearense de Folclore

Saudades, meus amigos! Venho deixar registrada a satisfação de ter tido o privilégio de ter participado de um evento tão grandioso na linda cidade de Fortaleza. Ciente estava que seu estado é de uma riqueza cultural imensa só tenho a agradecer pelo aprendizado, a hospitalidade, o carinho e a alegria com que após o convite me receberam em seu evento.

Estendo aqui também meus cumprimentos a todos da comissão organizadora do II Festival Internacional de Folclore do Ceara, fazendo isso quero abraçar e agradecer um por um das pessoas com que convivi nesses dias maravilhosos que ai estive. Fiquei muito feliz em saber que em todas as regiões do Brasil pessoas como vocês doam-se em prol do bem comum e da luta para manter viva a manifestação da arte brasileira. Conhecer a cultura do Ceará e dos estados participantes encheu meu coração de alegria pelo magnífico trabalho que foi apresentado nesse festival, onde a organização não mediu esforços para realizá-lo com sucesso. O que vi nesse evento foi beleza, alegria, união, integração, sentimentos e ensinamentos que só o folclore trás. Participar e conhecer a riqueza da diversidade cultural brasileira nos faz cada vez mais ter orgulho de ser brasileiro.

Parabéns por esse maravilhoso evento. Obrigado! Muitas saudades de todos vocês.

Beijos a todos: Ilka Salatielle, Gilberto Rodriguez,Sheila Fernandes, Willian de Brito, Shirley Fernandes, Polyana De Loreto, Rafael Dos Santos, Graça Martins, Clerton Vieira Produtor, Willam Augusto, Felipe Barroso, Aécio Santiago Araújo Santiago, Danielle Campos, Alissa Carvalho, Tamires, Lairton Guedes e Txai Cia de Danças Populares.

Sirlei Chaves Sirlei Chaves Representante do Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma-SC

Prezados amigos! Após tantas emoções vivenciadas ao longo da 2ª edição do festival Internacional de Folclore do Ceará, ponho-me a dedicar algumas singelas palavras, expressando minhas percepções referentes ao grande evento cultural de que compartilhamos.

O carisma, a amizade, a acolhida e a simplicidade são características notórias do povo cearense. Fui calorosamente acolhido e tratado como se fosse filho da terra. Percebi o mesmo carinho para com os grupos participantes. A diversidade verdadeiramente nos une! Senti-me lisonjeado por poder participar da segunda edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará. Senti algo tão bom no coração quando me chamaram ao palco e falaram em "padrinho".

Demonstra, mais uma vez, que somos profundamente ligados. Como é especial compartilhar de tantas culturas diferentes no mesmo espaço e esquecer todas as diferenças e as mágoas que, muitas vezes, por longos períodos, carregamos.

Quero parabenizar vocês e toda a sua equipe pelos grandes avanços em relação a primeira edição. O primeiro evento foi uma experiência, um teste. Talvez muitas falhas foram descobertas e já corrigidas neste segundo. Também os grupos acreditaram no evento e fizeram com que esta edição fosse superior em termos de diversidade cultural. Parabéns a vocês! Continuem fazendo o Festival nos moldes em que Fortaleza e os grupos participantes o querem. Não percam a essência dele. O folclore não se faz com regras; ele se faz com a essência e a sinceridade de cada povo. Por fim, as três noites de festival foram extremamente especiais e ricas culturalmente. É bom poder ter tido a oportunidade de participação... Podem contar comigo para a terceira edição.

Paulo Staudt Paulo Staudt Sócio da Parene Projetos, Comunicação e Eventos

Queridos amigos del Canto y la Danza de Raíz Folclórica, después de haber meditado durante varios días y revisar el material fotográfico, recién estoy volviendo a la realidad después de haber tenido el honor de que mi amiga y colega Presidenta Bs As Miembro del Consejo Internacional de la Danza CID UNESCO, Barbará Thompson Viu me encomendara asistir en representación de CID a su magnifico II Festival Internacional de “FOLCLORE DO CEARA” 2013.

Haber conocido a gente tan maravillosa, que se dieron todo el tiempo para hacernos sentir en familia y que eso se logra solamente a través del mundo de la danza, tu querida Ilka Salatielle con atenciones y preocupación en todo momento junto a tus colegas Clerton Vieira, Lairton Guedes y un equipo de trabajo con una hospitalidad y atenciones que integraban la producción de excelencia, sin despreocupar ni un solo instante el desarrollo de tan importante evento.

Mis felicitaciones al equipo técnico de audio e iluminación que hicieron un trabajo adecuado y seguro para lograr el sonido que tan importante Festival de merece.

La puesta en escena de cada Conjunto que se presento durante las jornadas me sorprendieron ya que en este largo caminar de 50 años por diferentes escenarios, no estaban en mis recuerdos tanta variedad de montajes, color e interpretación, las voces e instrumentos en muchos casos me deleitaron con su ejecución y la nota de contenido, color, técnica me fueron cautivando hasta llegar a Txai Cia Danca, que me traslado hasta la máxima emoción que un viejo en estas lideres ha vivido, cuando fui invitado a la coronación por Ilka, no lo pude contar con palabras, porque fue un momento mágico en mi pasar.

Gracias una vez más por haberme dado la oportunidad de conocer a grandes personas con las cuales compartí lindos momentos de opinión y de convivencia como Sirlei Chaves, Paulo Roberto Staudt, a Nancy Cristaldo y su Ballet Iberoamericano del Paraguay con quienes compartimos el Hotel.

Muy justificado el respaldo del Consejo Internacional de la Danza CID UNESCO, al entregar el Patrocinio a Festivales de esta categoría que resguardan y fortalecen la identidad de los pueblos a través de la Danza de Raíz Folclórica.

Me despido quedándome con el lindo recuerdo de la jornada vivida.
Atentamente.

Sérgio Rodriguez Sérgio Rodriguez Delegado CID UNESCO no Chile

Ficamos honrados em poder representar a cultura do norte em especial de nosso estado no festival de vocês.

Mais uma vez tivemos a oportunidade de conquistar novas amizades, reafirmar as que já existiam e, principalmente, de mostrar o folclore Amazônico.

Saiba que saímos daí com boas referências, ótimas impressões e a confirmação de que o povo do ceará são acolhedores como os paraenses.

O que falar de equipe? Elogiar é pouco pela dedicação de todos e, principalmente, pelo carinho com que cada um nos recebeu e nos tratou.

Agradeça a cada um dos membros, e em especial ao Lairton, Ilka e Sheila, e nossos guias Karine, Daniel e Erlison.

Obrigado pela amizade e pela oportunidade!

Um forte abraço.
Família Frutos do Pará

Paulo Jorge Paulo Jorge Grupo Parafolclórico Frutos do Pará

Quero, antes de tudo, agradecer a tão estimada hospitalidade e a organização do II Festival Internacional do Ceará, onde esteve presente a Cia Capibaribe de Dança que foi representando o folclore e seus ritmos pernambucanos, mostrando um pouco da nossa cultura.

Na pessoa do Sr. Lairton Guedes, Coordenador dos Grupos, eu Ivanildo José dos Anjos, Roberto Oliveira, Brayner e todos que fazem parte da Cia Capibaribe de Dança, agradece pela participação e confiança. O nosso muito obrigado a vocês e a todo o povo Cearense.

Grato,
Ivanildo dos Anjos
Roberto Oliveira
Alberto Brayner

Roberto Oliveira, Ivanildo José e Alberto Brayner Roberto Oliveira, Ivanildo José e Alberto Brayner Cia Capibaribe Sr. Dança

Sem dúvida participar do Festival Internacional do Folclore do Ceará é a realização de um grande sonho para o Grupo Pommerland, principalmente por participar deste excelente festival, mas também por poder levar a cultura pomerana de Santa Maria de Jetibá para o Nordeste!

Saudações culturais,
Hilderson Jacob

Hilderson Jacob Hilderson Jacob Coordenador do Grupo de Tradições Folclóricas Pommerland

Como coordinadora del Elenco Folklórico O'Leary Jeroky de Paraguay manifiesto que nos sentimos inmensamente felices de poder representar a nuestro País en el Festival Internacional de Folclore do Ceará.

Estamos ansiosos de estar allí para compartir lo lindo y sublime de nuestra cultura, poder hacerles llegar un poco de lo que vivimos día a día, compartirles nuestras tradiciones y algunas de nuestras costumbres. Llevaremos alegría, color, mucha música y danza, y ademas el famoso, tradicional y refrescante tereré.

Invitamos y esperamos a todo el público Cearense a participar de toda la programación del Festival que creemos  será una experiencia única. Esperamos poder llenar las expectativas del público y confraternizar con los demás grupos participantes.

Lilian Molinas Lilian Molinas Directora Artística e Coordinadora do Elenco Folkórico O'Leary Jeroky
Agradecimento Enel
Realização EnCena Produções
Promoção Instituto União

Parceria
Txai - Associação Cultura e Arte
Fundação Santa Terezinha
Cultura no Plural - Assessoria e Projetos de Patrimônio

Apoio
Conseil International De La Danse - Unesco
IOV
Comissão Nacional de Folclore
Comissão Cearense de Folclore

Apoio Institucional
Ceará Cultura - Secult
Governo do Estado do Ceará